Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2012

SEMENTE DE CHIA

Muito se fala hoje sobre a semente de chia e por isso resolvi primeiro experimenta-la para depois postar sobre ela. Ela realmente é muito boa principalmente para o funcionamento inestinal e para dar saciedade. Abaixo segue as propriedades e a composição dessa semente que tornou-se o alimento mais completo, nutritivo e funcional da atualidade.




As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos porque são uma excelente fonte de fibra, antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em omega 3. Mais rica do que a Quinoa estas sementes são originárias da Colômbia e do México era usado pelos povos que habitavam essas regiões desde 2 mil a.C.Na Era Pré-Columbiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias.

Semente de Chia auxilia em:
Reduz do colesterol
Controla glicemia
Ajuda formação óssea
Prevenção do envelhecimento precoce
Melhoria na imunidade do organismo

Composição da Semente de chia
Rica em antioxidantes e minerais como magnésio, ferro, cálcio e fósforo. Ela protege o coração contra doenças, tem ação direta no controle da pressão arterial e na redução do colesterol e dos triglicérides. Também pode ajudar na prevenção do câncer de mama e do diabetes.
Possui ainda uma elevada concentração de proteínas, a principal matéria-prima da musculatura. Tornando-a uma boa opção para quem quer os músculos mais firmes e fortes. É recomendam consumi-la após a malhação.
Outra propriedade é o combate à inflamação do corpo. A gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. É o ômega 3 presente no grão que combate essa inflamação, fazendo com que o corpo a recupere o controle sobre o apetite.
Rica em fibras reduz a fome. No estomago, em contato com a água, elas forma um gel que deixa a digestão mais lenta, o que prolonga a saciedade. Das fibras totais, 35 % em média são de fibras insolúveis. Que são aquelas que aumentam tanto o volume quanto a freqüência das fezes, e aliviam quem tem prisão de ventre, aumenta a imunidade e favorece a flora bacteriana, fazendo com que a pessoa absorva menos glicose. Isso favorece a perda de peso.
A associação do cálcio com o magnésio na semente de chia favorece muito a saúde óssea. Com isso, conseguimos prevenir, principalmente a osteoporose.

Resumidamente:
A mais rica fonte de Ómega 3 e fibra na natureza
Mais seis vezes cálcio do que o leite inteiro
Mais três vezes ferro do que os espinafres
Mais quinze vezes magnésio do que os brócolis

Consumo diário
O consumo da chia traz muitos benefícios às pessoas. Ajuda o bom funcionamento do organismo e evita doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, melhora a pressão e até ajuda a emagrecer. Porém só a chia não faz a diferença, tem que tomar bastante líquidos ao longo do dia e ter uma dieta equilibrada.

Como consumir a Semente de Chia
Pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais, iogurtes, frutas, saladas, etc. Pode ainda aidioná-las à farinha para fazer pães e bolos.