Pesquisar este blog

sábado, 21 de maio de 2011

O QUE É A NUTRIÇÃO FUNCIONAL?



Vou começar as postagens falando um pouco sobre o que é e como funciona a nutrição funcional.
A Nutrição Funcional é uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas através da detecção de desequilíbrios clínicos. Estes se manifestam a partir da dieta, da influencia do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios e traumas que são processados pelo corpo, mente e espírito. Compreende a interação entre todos os sistemas do corpo e enfatiza as relações que existem entre a fisiologia, aspectos emocionais e cognitivos e o funcionamento físico do organismo.

COMO A NUTRIÇÃO FUNCIONAL PODE MELHORAR A SUA SAÚDE?
Praticando Nutrição Funcional no seu dia a dia você perceberá em pouco tempo como é possível atingir um padrão de funcionamento ótimo: SAÚDE E VITALIDADE POSITIVAS!
A Nutrição Funcional valoriza a importância que o alimento e o processo alimentar exercem para o desenvolvimento e manutenção de seu desempenho físico, mental e emocional.
Por tanto, além da qualidade dos alimentos que você escolhe para comer, é preciso garantir que estes alimentos sejam bem processados, ou seja, bem mastigados, digeridos, absorvidos e bem utilizado pelas suas células. Isso significa que, além de comer alimentos adequados, é preciso que os nutrientes sejam liberados do alimento para que possam ser bem assimilados no seu intestino. E os produtos resultantes deste processo alimentar, que não serão usados pelo corpo, e os eventuais produtos tóxicos ingeridos junto com os alimentos, deverão ser eliminados eficientemente. Se uma dessas etapas do seu metabolismo não funcionar bem, seu corpo começará a ter desequilíbrios nutricionais e conseqüentemente funcionais, fazendo com que algumas das suas funções sejam muito prejudicadas.

A Nutrição Funcional valoriza a inter-relação entre os alimentos e todos os sistemas de funcionamento do seu corpo. Por isso ela tem como princípios básicos 5 mandamentos:
1. SAÚDE COMO VITALIDADE POSITIVA: sua saúde não é a simples ausência de doença, mas o resultado das inter-relações positivas entre todos os sistemas de funcionamento do seu corpo.
2. INDIVIDUALIDADE BIOQUÍMICA: você tem um padrão próprio de funcionamento de suas células e suas necessidades particulares são decorrentes de suas características genéticas únicas.
3. TRATAMENTO PERSONALIZADO: o tratamento é feito para cada indivíduo buscar seu estado ótimo de saúde, independente de estar doente ou não.
4. EQUILÍBRIO NUTRICIONAL E BIODISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES: é importante garantir nutrientes em quantidades e qualidade adequados e equilibrados com todos os outros, para otimizar sua boa utilização pelas células do seu corpo.
5. INTER-RELAÇÃO EM TEIA DE FATORES FISIOLÓGICOS: cada uma das funções orgânicas influencia diretamente nas outras, sendo que o desequilíbrio de uma afeta as demais. Essa compreensão permite corrigir as causas, ao invés de apenas diminuir os sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário