Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Relógio Biológico – Parte 1

Para entendermos o funcionamento do nosso corpo é necessário que saibamos como funciona nosso relógio biológico.
O termo “relógio biológico” é denominado a qualquer comportamento fisiológico do organismo, com atividade funcional correspondente a ciclos previsíveis. É um mecanismo do corpo humano que regula 15% da atividade de todos os nossos genes e que controla várias funções do nosso organismo. Em concordância com o meio ambiente, o organismo ajusta-se ao chamado ritmo circadiano, ou seja, período de 24 horas condicionado pela luz solar e pela escuridão sendo assim nosso organismo funciona em duas fases: a matutina com inicio ao amanhecer e a noturna com inicio ao por do sol. Essas fases desencadeiam reações metabólicas que nos sujeitam às situações como: o momento que sentimos fome ou o horário que sentimos sono e até mesmo os períodos de maior disposição ou até de maior tristeza. A glândula pineal, localizada na base do nosso cérebro é que funciona como nosso relógio biológico.
Resumindo o relógio biológico determina quando a atividade do nosso organismo deve aumentar ou diminuir. A interrupção desse ritmo de atividade ou seu desequilíbrio pode afetar nossa saúde estando relacionado com doenças como insônia, depressão, problemas cardíacos, câncer e outros distúrbios neurodegenerativos. Por exemplo, a falta de sono dificulta o raciocínio complexo, causa fadiga, aumenta o tempo de reação e provoca distúrbios de humor.

Como funciona nosso biorritmo
Nós somos mais ativos durante o dia e repousamos à noite. Nosso relógio trabalha em horários e marcações essenciais à vida. Cada órgão é programado para operar no momento em que possa proporcionar os melhores benefícios ao organismo.
O nível em que os processos do corpo humano funcionam variam gradualmente durante o dia. Por exemplo, nossa temperatura varia em cerca de 2°C durante um período de 24 horas sendo mais baixa durante o repouso noturno, e elevando-se durante o dia no período de atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário