Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FRUTAS

O verão esta chegando e as frutas vão se tornando mais apetitosas e saborosas. Vamos ver os beneficios de algumas delas.


domingo, 22 de julho de 2012

Os benefícios da Semente de Linhaça



É considerada um alimento funcional, pois contém, além dos nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças uma vez que seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual. A alta taxa de Ômega 3 é a responsavel por fazer da linhaça um alimento de cárater preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular.
A linhaça também é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana "engana" os receptores de estrógeno e se acopla a eles. Tratando-se de um óleo vegetal natural, os fitoesteróides têm uma ação fraca em relação ao estrógeno, não tendo ação negativa sobre o tecido mamário. Sendo assim, a lignana é uma substância importante na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação do estrógeno sobre esse tecido. Existem alguns relatos de indução de icterícia, e reacções exantemáticas, possivelmente relacionadas com a dose e consumo exagerado.
O óleo da linhaça tem na maior parte da sua composição gorduras poli-insaturadas não produzidas pelo corpo. Veja a porcentagem de gorduras do óleo de linhaça:
Tipos de Gorduras
 %Total de Gorduras
Gorduras Saturadas
9%
Gorduras Monoinsaturadas
18%
Gorduras Polinsaturadas
Ômega-3—57%
Ômega-6—16%
Ainda contém vitaminas fibras solúveis B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
-- Rejuvenescedor
-- Baixa de peso
-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia. O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
-- Vitalidade Física
-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
--Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- Para combater a agressividade e a obesidade
-- Condições da Pele e do Cabelo
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Para Pensar!!!



Nosso corpo funciona como uma máquina, vamos cuidar bem dele?

Vamos comer pensando no nosso bem estar e reconhecer os benefícios que os bons alimentos trarão para o nosso corpo e mente...


(retirado de facebook nutrição com amor)

domingo, 17 de junho de 2012

A Importânca da Alimentação Saudável


Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde é “o completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psico-emocionais e sociais e não a mera ausência de doenças ou enfermidade”. Dessa forma, o ser humano está saudável quando apresenta uma relação produtiva e harmônica com o seu meio ambiente, na sua cultura e na época vigente.

Alimentação saudável é aquela que fornece ao organismo todos os nutrientes necessários para a manutenção de um bom estado nutricional.



A alimentação é um dos fatores que mais influenciam a nossa qualidade de vida. Nas ultimas décadas ela tem sofrido profundas mudanças principalmente em relação com consumo abusivo de produtos industrializados, processados e refinados (refrigerantes, fast-food...) além dos produtos de origem animal (carnes e queijos), frente ao baixíssimo consumo de legumes, verduras, frutas e peixes.
É cientificamente comprovado que a mudança nos hábitos alimentares e nos padrões dos níveis de atividade física pode influenciar fortemente vários fatores de risco na população, como obesidade, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, alteração nos níveis de glicose sanguínea, entre outros.

A dieta consumida está produzindo uma série de desequilíbrios nutricionais: consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, alta ingestão de sódio e baixo consumo de potássio, consumo excessivo de calorias, diminuição da ingestão de alimentos ricos em carboidratos complexos e em fibras, elevado consumo de açúcares refinados e deficiência seletiva de algumas vitaminas e minerais, conjuntamente com o excesso de consumo de bebidas, principalmente bebidas alcoólicas.

Mais de 90% dos brasileiros consomem menos frutas, legumes e verduras do que o recomendado pelo Ministério da Saúde. Esta é uma da conclusões da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE 2008-2009.

Por causa desta dieta de baixa qualidade, o percentual de brasileiros com níveis altos de inadequação de consumo de diversos nutrientes é alto para quase todos eles.

O consumo de fibras ficou abaixo do recomendado para 68% dos brasileiros. Já no caso de açúcares e gorduras saturadas, o consumo é em excesso, respectivamente, entre 61% e 82% da população.

A má alimentação do brasileiro se reflete também na baixa ingestão de algumas vitaminas, abaixo dos níveis recomendados. No caso das vitaminas D e E a inadequação é superior a 98% independente da idade ou sexo. No caso da vitamina A a proporção de inadequação varia entre 63% e 82%.

A baixa ingestão de frutas e verduras causa:

19% do câncer gastrointestinal

31% das cardiopatias isquêmicas

11% dos acidentes vasculares cerebrais

Cerca de 2,7 milhões de óbitos podem ser atribuídos à baixa ingestão desses alimentos.

A qualidade e a quantidade dos alimentos que você come determinam o padrão de funcionamento bom ou ruim do seu corpo.


CONSEQUENCIAS DA ALIMENTAÇÃO INADEQUADA



Uma má alimentação leva a uma nutrição celular inadequada que pode causar desequilíbrios funcionais e desencadear distúrbios que afetam a saúde física, mental e emocional manifestando-se como:

  • Enxaquecas
  • Insônia
  • Depressão
  • Hiperatividade
  • Alterações de humor
  • Ansiedade
  • Compulsões
  • Irritabilidade
  • Problemas gastrointestinais
  • Rinite e sinusite
  • Dores musculares e articulares
  • Cansaços
  • Alergias
  • Doenças auto-imunes
  • Obesidade
  • Entre outras

Além da má alimentação outros fatores também interferem no perfeito funcionamento do seu organismo:

  • O meio ambiente em que vive
  • A poluição ambiental
  • O estresse físico e emocional
  • O tipo de trabalho
  • A exposição a metais tóxicos
  • O mau funcionamento do seu intestino (prisão de ventre, diarréia)

Enfim todos os fatores externos e internos repercutem em necessidades nutricionais individuais, específicas e diferentes para você obter uma ótima qualidade de vida.

E tem mais: há a carência de uma atividade física adequada, e ainda erros alimentares que se estendem durante toda a vida. Além da carência de alimentos integrais, frutas, folhas e alimentos vivos, existem alimentos para os quais cada pessoa pode ter uma reação de hipersensibilidade. São as hipersensibilidades alimentares, presentes em pelo menos 70% da população, que são um outro fator importantíssimo a atacar as células e tecidos sadios, levando à doença.

DE QUE MANEIRA A ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA NO FUNCIONAMENTO DO NOSSO ORGANISMO

Somos formados por de cerca de 100 trilhões de células. Cada órgão do nosso corpo (coração, intestino...) é formado por milhares de células unidas entre si, que desempenham todas as funções vitais que garantem seu bom funcionamento. Ao se analisar as necessidades básicas de cada uma dessas células, percebemos que a Aquisição de Nutrientes (Nutrição), Produção de Energia e a Eliminação de Toxinas (Detoxificação) são três processos fundamentais que todas precisam realizar, constantemente.


Para sua Nutrição, cada célula necessita de alguns elementos, a saber:
1. Lipídios, como ácidos graxos, provenientes de óleos vegetais;
2. Aminoácidos, proveniente das proteínas;
3. Glicose, proveniente principalmente dos carboidratos que ingerimos;
4. Vitaminas;
5. Minerais;
6. Fitoquímicos, substâncias contidas em vegetais que modulam nosso funcionamento celular;
7. Água.
TODOS estes 7 nutrientes são exclusivamente provenientes da alimentação. Cada célula, em cada momento, desde sua criação nos primeiros dias após a fecundação, tem a necessita deles.
Portanto, a alimentação que cada um faz, a cada dia, desde seu nascimento, é fundamental para o desenvolvimento, crescimento e manutenção da saúde.
Para a Produção Energética, que acontece principalmente na mitocôndria, os 7 elementos básicos também devem estar presentes. Enquanto o corpo produz energia (sob a forma de uma molécula chamada ATP) ocorre a produção de Radicais Livres (RLs) que são moléculas altamente reativas, instáveis, que buscarão sua estabilização a qualquer custo.
Na presença de vitaminas, minerais, fitoquímicos e aminoácidos em concentrações adequadas, estes RLs não causam maiores danos à célula, e são facilmente neutralizadas e mantidas em níveis normais. Os problemas se iniciam com as deficiências destes nutrientes, é como se o corpo fosse privado das ferramentas do qual dispõe para controlar o problema. Aí então se inicia o envelhecimento celular: há um desequilíbrio de nutrientes (desnutrição) e conseqüente produção excessiva de Radicais Livres!

COMO MUDAR ISSO?

Precisamos ter em mente que a alimentação normal deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e ao organismo a que se destina, para que se possa obter saúde e conseqüentemente qualidade de vida.
Dê a suas células mais nutrientes, mais energia e menos tóxicos. Elas agradecerão, e enfim, seu corpo como um todo (VOCÊ) agradecerá!!



segunda-feira, 7 de maio de 2012

SEMENTE DE CHIA

Muito se fala hoje sobre a semente de chia e por isso resolvi primeiro experimenta-la para depois postar sobre ela. Ela realmente é muito boa principalmente para o funcionamento inestinal e para dar saciedade. Abaixo segue as propriedades e a composição dessa semente que tornou-se o alimento mais completo, nutritivo e funcional da atualidade.




As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos porque são uma excelente fonte de fibra, antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em omega 3. Mais rica do que a Quinoa estas sementes são originárias da Colômbia e do México era usado pelos povos que habitavam essas regiões desde 2 mil a.C.Na Era Pré-Columbiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias.

Semente de Chia auxilia em:
Reduz do colesterol
Controla glicemia
Ajuda formação óssea
Prevenção do envelhecimento precoce
Melhoria na imunidade do organismo

Composição da Semente de chia
Rica em antioxidantes e minerais como magnésio, ferro, cálcio e fósforo. Ela protege o coração contra doenças, tem ação direta no controle da pressão arterial e na redução do colesterol e dos triglicérides. Também pode ajudar na prevenção do câncer de mama e do diabetes.
Possui ainda uma elevada concentração de proteínas, a principal matéria-prima da musculatura. Tornando-a uma boa opção para quem quer os músculos mais firmes e fortes. É recomendam consumi-la após a malhação.
Outra propriedade é o combate à inflamação do corpo. A gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. É o ômega 3 presente no grão que combate essa inflamação, fazendo com que o corpo a recupere o controle sobre o apetite.
Rica em fibras reduz a fome. No estomago, em contato com a água, elas forma um gel que deixa a digestão mais lenta, o que prolonga a saciedade. Das fibras totais, 35 % em média são de fibras insolúveis. Que são aquelas que aumentam tanto o volume quanto a freqüência das fezes, e aliviam quem tem prisão de ventre, aumenta a imunidade e favorece a flora bacteriana, fazendo com que a pessoa absorva menos glicose. Isso favorece a perda de peso.
A associação do cálcio com o magnésio na semente de chia favorece muito a saúde óssea. Com isso, conseguimos prevenir, principalmente a osteoporose.

Resumidamente:
A mais rica fonte de Ómega 3 e fibra na natureza
Mais seis vezes cálcio do que o leite inteiro
Mais três vezes ferro do que os espinafres
Mais quinze vezes magnésio do que os brócolis

Consumo diário
O consumo da chia traz muitos benefícios às pessoas. Ajuda o bom funcionamento do organismo e evita doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, melhora a pressão e até ajuda a emagrecer. Porém só a chia não faz a diferença, tem que tomar bastante líquidos ao longo do dia e ter uma dieta equilibrada.

Como consumir a Semente de Chia
Pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais, iogurtes, frutas, saladas, etc. Pode ainda aidioná-las à farinha para fazer pães e bolos.