Muito se houve falar sobre o metabolismo humano. Pessoas com dificuldades em emagrecer dizem que tem o metabolismo lento, outras querem saber quais são os alimentos que aceleram o metabolismo. Mas será que realmente sabemos o que é o metabolismo e como ele funciona? Pensando nisso o post de hoje é sobre o metabolismo, como ele funciona e qual o influência das dietas restritivas sobre ele.
O QUE É METABOLISMO?
Metabolismo é o total das reações químicas do organismo que determinara a saúde ou doença. Essas reações envolvem moléculas, hormônios e neurotransmissores.
A forma como o metabolismo processa os alimentos, queima calorias e perde peso é influenciada pelo comportamento alimentar, pela qualidade dos alimentos, pelas mudanças no meio ambiente e pelos níveis de estresse e atividade física de cada individuo.
METABOLISMO COMO FUNCIONA?
Para muitas pessoas a fórmula do emagrecimento é simples:
COMER MENOS + EXERCITAR-SE MAIS = EMAGRECIMENTO
Porém o processo não é tão simples assim, alias se fosse fácil assim só os preguiçosos é que seriam gordos.
Aprender a ajustar o metabolismo é saber usar a capacidade natural que o organismo tem de queimar calorias.
No decorrer de toda evolução humana, nossa espécie enfrentou a escassez de comida. Com isso nossas moléculas e genes que controlam nosso comportamento alimentar moldaram-se durante toda nossa evolução. Na época em que o ser humano precisava caçar ou coletar alimentos nosso DNA foi desenvolvido para acumular gordura, ou seja, engordar nos períodos de fartura para assim resistir aos períodos de escassez. Por isso nosso organismo foi geneticamente programado para fazer com que o ser humano ganhe peso e o mantenha.
Acredita-se que comer menos emagrece, mas a grande questão é que a restrição causa efeito contrario. Isto porque nosso organismo pensa que esta passando fome e ativa todos os processos químicos internos que fazem com que as pessoas comam mais. Quando comemos menos que o mínimo necessário nosso organismo percebe o perigo e ativa o sistema de alarme contra a fome que fará com que nosso metabolismo fique mais lento e transforme tudo o que comemos em gordura de reserva, além de aumentar cada vez mais nossa fome.
A cultura mundial atualmente cultua o emagrecimento excessivo e para se conseguir isto muitas pessoas acabam desenvolvendo distúrbios psicológicos como bulimia e anorexia, fazem uso indiscriminado de laxantes, alimentos lights e diets além de abusarem dos exercícios físicos. Essas atitudes extremas desencadeiam uma cascata de moléculas no sangue fazendo com que o organismo destas pessoas reaja e as faça comer mais. Essa cascata de moléculas é usada pelo nosso organismo como um recurso para se proteger da fome. Por este motivo é que as dietas que restringem a alimentação a um número de calorias menor do que o mínimo recomendado para o funcionamento do nosso corpo não dão certo. Nosso organismo recebe sinais muito fortes de fome para que sejam ignorados e a reação dele a isso é a recuperação do peso perdido durante o período da dieta. Por esse motivo também é que muitas pessoas ganham mais peso do que emagreceram quando deixam de fazer a dieta. Este efeito é conhecido como efeito sanfona, onde a pessoa para emagrecer faz dieta e não se preocupa em fazer uma reeducação nutricional que é para a vida toda.
Mas porque somos programados para comer demais e ganhar peso excessivo? Isto esta relacionado com a parte mais antiga e primitiva do nosso cérebro que comanda o comportamento de sobrevivência criando determinadas respostas químicas as quais não temos controle consciente.
São 3 os comportamentos básicos regulados pelo nosso cérebro primitivo:
1) Reação de luta e fuga
2) Comportamento alimentar
3) Comportamento reprodutivo
A resposta de luta e fuga é o conjunto de reações químicas, físicas e psicológicas que nos possibilita lidar com situações de perigo. Algo semelhante acontece com relação aos alimentos. Exercemos muito pouca influencia sobre as escolhas inconscientes que fazemos quando estamos cercados por comida. O que precisa ser feito é aprendermos quais são as reações, como são ativadas e como as interromper. Ninguém quer se colocar na posição de resistir a sedução de um doce, nosso desejo de come-lo domina muitas vezes a força de vontade de emagrecer. É como se fosse uma experiência de vida ou morte.
O princípio fundamental do bom funcionamento do metabolismo com conseqüente emagrecimento é nunca ficar com fome e comer nos horários certos, de 3 em 3 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário