Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2011

COMO VAI SEU SEGUNDO CÉREBRO ?

Este é um artigo muito interessante da Dra. Elisabete Higashi que retirei do site eh nutri, ele fala sobre a importância de se ter um intestino saudável. Saúde Intestinal sera o tema dos próximos post's.



É possível emagrecer com saúde e bom humor ?

Decidi escrever sobre um assunto muito comum em minha prática clínica: 90% das pessoas que me procuram querem emagrecer e reclamam de ansiedade, irritabilidade, mau humor, dores de cabeça, dificuldade para dormir ou relaxar; além de uma grande vontade de comer doces e uma sensação de fome constante...

Muitas já passaram por diversas clínicas de emagrecimento ou se submeteram a todos os tipos de dieta ‘da moda’ ou prescritas por diversos profissionais, sem sucesso, pois não houve a investigação das reais causas que desencadeiam estes sintomas e o depósito de gordura corporal !

Uma causa freqüente detectada clinicamente por um especialista em Nutrição, é a presença da alergia ‘escondida’. A pessoa não sabe que é sensível a determinado alimento e o consome normalmente. Não raro é este o alimento de sua predileção e que provoca vários distúrbios nutricionais como ‘INTESTINO PRESO’. Gestantes costumam ter o intestino preso devido ao aumento do nível de progesterona, merecendo uma atenção redobrada.

Saiba que o intestino é considerado nosso 2º cérebro,responsável pela produção de 90-95% do total de serotonina, o neurotransmissor da disposição e bem estar ! Se o intestino não funcionar regular e adequadamente, não há dieta de pontos, calorias, pensamento positivo, meditação ou livro de auto-ajuda que faça você emagrecer e resgatar seu bom humor ou diminuir sua ansiedade.

Além disso, este problema causa deficiências de zinco, selênio, magnésio, cálcio, fibras solúveis, triptofano, vitaminas do complexo B e desequilíbrio da flora intestinal, o que pode deixar seus cabelos e unhas frágeis e quebradiços, sua pele mais escura, ressecada e com microvasos (em volta do nariz e pés), acentuar a celulite e causar dificuldade de cicatrização.

Por esses motivos, detectada a causa e realizada a correção do problema intestinal, além das transformações externas (perda de peso), costumam ser nítidas as transformações internas, experimentadas por muitas pessoas que retornam ao consultório satisfeitas, mais alegres, dispostas ... e com menor vontade de comer doces.

Isso não é mágica nem milagre, apenas o resultado da aplicação da Nutrição Funcional, ramo da Nutrição cujo foco é detectar as ‘causas’ dos distúrbios nutricionais e corrigi-los através da alimentação e/ou suplementos nutricionais.

Assim, finalizo este artigo com a pergunta: Como vai o seu 2º cérebro ?

 FONTE: Dra. Elisabete Higashi - retirado do site eh nutri

domingo, 12 de junho de 2011

IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ


O café da manhã é uma das ou a refeição mais importante do dia, mesmo assim maiorias das pessoas não a fazem e não imaginam o que isso causa ao nosso organismo.
A falta do café da manhã ou desjejum ativa nossos sistemas de emergência, fazendo com que o cérebro utilize nossa glicose sanguínea. A queda da glicose ativa o fígado para que este mande glicose para o sangue, se depois disto a pessoa continuar sem café da manhã nosso cérebro entende como início do jejum. Ocorre então o aumento do cortisol, hormônio responsável pela transformação das proteínas em energia, que causa a destruição de proteínas musculares e do colágeno da pele. As proteínas destruídas vão para o fígado onde são transformadas em glicose a fim de manter os níveis sangüíneos estáveis.

Quando não se toma café da manhã ou não se consome a quantidade adequada de proteínas nesse período do dia, o cérebro recorre às proteínas corporais (músculos, ligamentos dos ossos e colágeno da pele) como combustível. Se a falta do café da manhã for cotidiana ocorre à perda progressiva das proteínas corporais, deteriorização da massa muscular e dos ligamentos dos ossos o que gera dores musculares e ósseas além de fraqueza generalizada e perda de elasticidade da pele.

Já o café da manhã fraco faz com que nas células de gordura ocorra um aumento de uma enzima que as torna mais aptas a juntar gordura, dessa forma as calorias ingeridas são desviadas para estas células aumentando a gordura corporal e diminuindo a massa muscular. Para suprir a falta do desjejum nosso cérebro ativa um sistema de economia de energia o que reduz o metabolismo e conseqüentemente prejudica o emagrecimento.

Conclusão: a falta do café da manhã faz com que nossos músculos sejam usados como combustível de reserva o que causa perda muscular e ganho de gordura. Além disso, a falta do café da manhã também causa fadiga e exaustão mental provocando uma menor capacidade intelectual.

domingo, 5 de junho de 2011

Relógio Biológico: Parte 3

FASE NOTURNA
Noite



Ao anoitecer o hormônio do crescimento que é lipolítico aumenta, isso ocorre por volta da meia noite. Este hormônio utiliza gordura de reserva como combustível e é responsável pela perda de peso ou emagrecimento que ocorre à noite durante o sono.
Durante a noite o organismo responde menos a ação da insulina e devido a isso os carboidratos consumidos a noite elevam a insulina e transformam-se em gordura de reserva que será estocada no tecido adiposo e nos músculos. Além disso, os carboidratos consumidos a noite também aumentam o nível de triglicerídeos, diminuem o colesterol protetor, aceleram o processo de aterosclerose, aumentam a pressão arterial e acumulam gordura durante o sono. Por essa razão os alimentos consumidos em excesso durante a noite em vez de servir como fonte de energia e saúde provocam doenças como: obesidade, infartos, AVC, diabetes, etc.
O ideal é fazermos nossa última refeição de 2 a 3 horas antes de dormirmos, dessa forma o hormônio do crescimento, que atua durante a noite, estimulara a diminuição de gordura permitindo que o organismo utilize os depósitos de gordura como combustível. As pessoas que comem demais à noite apresentam altos níveis de serotonina pela manhã, o que provoca repulsa pelo desjejum, e quedas bruscas de serotonina a tarde, o que causa a compulsão por carboidratos no final da tarde e noite.



18hs às 19hs - RUSH
A partir das 18h, o organismo fica mais vulnerável à poluição. Convém limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos.
Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico.



20hs às 21hs - RISCO DE PORRE
É o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado mais rápido. Melhor evitar bebidas alcoólicas neste horário.



partir das 20hs... - SONO
a partir das 18h a melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo.
Às 20h aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas.


21hs a 1h - REGENERAÇÃO
Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células, recuperação física e emagrecimento. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

Relógio Biológico: Parte 2

FASE MATUTINA


Tarde


 
A pratica de atividade física é mais adequada durante a tarde pois neste horário o fluxo coronário é maior, a pressão sangüínea é menor e o sangue fica mais fluido, ou seja os fatores de risco cardíacos são menores.



13hs às 14 hs - DESCANSO
A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente à digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco.
Uma sesta de 20 minutos recupera a disposição.


15hs às 16hs - MOVIMENTO
A capacidade intelectual diminui, porém a forma física encontra-se no seu ápice no meio da tarde.