Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2011

COMO VAI SEU SEGUNDO CÉREBRO ?

Este é um artigo muito interessante da Dra. Elisabete Higashi que retirei do site eh nutri, ele fala sobre a importância de se ter um intestino saudável. Saúde Intestinal sera o tema dos próximos post's.



É possível emagrecer com saúde e bom humor ?

Decidi escrever sobre um assunto muito comum em minha prática clínica: 90% das pessoas que me procuram querem emagrecer e reclamam de ansiedade, irritabilidade, mau humor, dores de cabeça, dificuldade para dormir ou relaxar; além de uma grande vontade de comer doces e uma sensação de fome constante...

Muitas já passaram por diversas clínicas de emagrecimento ou se submeteram a todos os tipos de dieta ‘da moda’ ou prescritas por diversos profissionais, sem sucesso, pois não houve a investigação das reais causas que desencadeiam estes sintomas e o depósito de gordura corporal !

Uma causa freqüente detectada clinicamente por um especialista em Nutrição, é a presença da alergia ‘escondida’. A pessoa não sabe que é sensível a determinado alimento e o consome normalmente. Não raro é este o alimento de sua predileção e que provoca vários distúrbios nutricionais como ‘INTESTINO PRESO’. Gestantes costumam ter o intestino preso devido ao aumento do nível de progesterona, merecendo uma atenção redobrada.

Saiba que o intestino é considerado nosso 2º cérebro,responsável pela produção de 90-95% do total de serotonina, o neurotransmissor da disposição e bem estar ! Se o intestino não funcionar regular e adequadamente, não há dieta de pontos, calorias, pensamento positivo, meditação ou livro de auto-ajuda que faça você emagrecer e resgatar seu bom humor ou diminuir sua ansiedade.

Além disso, este problema causa deficiências de zinco, selênio, magnésio, cálcio, fibras solúveis, triptofano, vitaminas do complexo B e desequilíbrio da flora intestinal, o que pode deixar seus cabelos e unhas frágeis e quebradiços, sua pele mais escura, ressecada e com microvasos (em volta do nariz e pés), acentuar a celulite e causar dificuldade de cicatrização.

Por esses motivos, detectada a causa e realizada a correção do problema intestinal, além das transformações externas (perda de peso), costumam ser nítidas as transformações internas, experimentadas por muitas pessoas que retornam ao consultório satisfeitas, mais alegres, dispostas ... e com menor vontade de comer doces.

Isso não é mágica nem milagre, apenas o resultado da aplicação da Nutrição Funcional, ramo da Nutrição cujo foco é detectar as ‘causas’ dos distúrbios nutricionais e corrigi-los através da alimentação e/ou suplementos nutricionais.

Assim, finalizo este artigo com a pergunta: Como vai o seu 2º cérebro ?

 FONTE: Dra. Elisabete Higashi - retirado do site eh nutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário