FASE NOTURNA
Noite
Ao anoitecer o hormônio do crescimento que é lipolítico aumenta, isso ocorre por volta da meia noite. Este hormônio utiliza gordura de reserva como combustível e é responsável pela perda de peso ou emagrecimento que ocorre à noite durante o sono.
Durante a noite o organismo responde menos a ação da insulina e devido a isso os carboidratos consumidos a noite elevam a insulina e transformam-se em gordura de reserva que será estocada no tecido adiposo e nos músculos. Além disso, os carboidratos consumidos a noite também aumentam o nível de triglicerídeos, diminuem o colesterol protetor, aceleram o processo de aterosclerose, aumentam a pressão arterial e acumulam gordura durante o sono. Por essa razão os alimentos consumidos em excesso durante a noite em vez de servir como fonte de energia e saúde provocam doenças como: obesidade, infartos, AVC, diabetes, etc.
O ideal é fazermos nossa última refeição de 2 a 3 horas antes de dormirmos, dessa forma o hormônio do crescimento, que atua durante a noite, estimulara a diminuição de gordura permitindo que o organismo utilize os depósitos de gordura como combustível. As pessoas que comem demais à noite apresentam altos níveis de serotonina pela manhã, o que provoca repulsa pelo desjejum, e quedas bruscas de serotonina a tarde, o que causa a compulsão por carboidratos no final da tarde e noite.
18hs às 19hs - RUSH
18hs às 19hs - RUSH
A partir das 18h, o organismo fica mais vulnerável à poluição. Convém limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos.
Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico.
20hs às 21hs - RISCO DE PORRE
É o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado mais rápido. Melhor evitar bebidas alcoólicas neste horário.
20hs às 21hs - RISCO DE PORRE
É o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado mais rápido. Melhor evitar bebidas alcoólicas neste horário.
a partir das 18h a melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo.
21hs a 1h - REGENERAÇÃO
Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células, recuperação física e emagrecimento. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário